Ecoturismo na Prática: Curso promove Desenvolvimento Socioeconômico em Moçambique através do Grupo Esplanada

Ecoturismo na Prática: Curso promove Desenvolvimento Socioeconômico em Moçambique através do Grupo Esplanada

Davi Valukas Davi Valukas 15 de abril de 2024 Ecoturismo

Grupo Esplanada aposta no desenvolvimento socioeconômico em Moçambique

O Grupo Esplanada, comprometido com o desenvolvimento socioeconômico como forma de fomentar novos negócios em hotelaria e ecoturismo, está promovendo o curso Ecoturismo na Prática, ministrado pelo CEO Dante Mantovani. 

A iniciativa, gratuita e voluntária, ocorre de forma virtual com alunos do Ensino Médio de Moma, distrito da província de Nampula, no norte de Moçambique, região de riquezas naturais inestimáveis.

A iniciativa do Grupo Esplanada em ministrar o curso de Ecoturismo na Prática de forma virtual, utilizando tecnologias de fácil acesso como o Google Meet, destaca-se por democratizar o acesso à aprendizagem. Por meio dessas plataformas disruptivas, a distância geográfica deixa de ser uma barreira, permitindo que alunos do Ensino Médio de Moma, em Moçambique, possam participar ativamente do curso. 

Isso representa uma mudança significativa, pois esses jovens têm a oportunidade de acessar conhecimento especializado e prático sobre ecoturismo, mesmo estando em uma região remota. 

Portanto, a democratização da educação não só beneficia diretamente os alunos, mas também contribui para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, capacitando jovens para atuarem no setor de ecoturismo e promovendo a valorização e preservação das riquezas naturais locais.

Capacitação profissional e desenvolvimento socioeconômico

O curso de Ecoturismo na Prática é fruto de uma colaboração valiosa entre o Grupo Esplanada, do Brasil, e a AJUDEMU (Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Murrupula, distrito próximo a Moma), uma associação sem fins lucrativos da província de Nampula, em Moçambique, que está vinculada ao Instituto Amirassy, Academia Internacional de Formação Colaborativa. 

Essa parceria estratégica demonstra o compromisso conjunto de ambas as organizações com o desenvolvimento sustentável e a capacitação da juventude local.

O principal objetivo do curso é capacitar os jovens de Moma, distrito da província de Nampula, para que possam explorar o potencial do ecoturismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social. 

O compartilhamento de conhecimentos práticos e teóricos sobre ecoturismo é uma iniciativa que busca não apenas capacitar os participantes para atuar nesse setor, mas também conscientizá-los sobre a importância da preservação ambiental e cultural de sua região.

Essa abordagem holística não só beneficia os participantes do curso, fornecendo-lhes habilidades e conhecimentos valiosos, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade de Moma como um todo em médio e longo prazos. 

Conclusão

Sendo assim, práticas de turismo responsável e sustentável valorizam e preservam as riquezas naturais e culturais locais.

O Grupo Esplanada, alinhado com sua missão de responsabilidade socioambiental, investe não apenas em lucro, mas também no crescimento dessas comunidades, tanto no Brasil quanto em nações lusófonas africanas.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos recepcionistas estão aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!